O software é vendido em CD?

    No momento não. Só pela internet.

    Tem desconto se comprar 2 Licenças de Uso Local?

    Sim. 10% sobre o valor total. Mas nesse caso as duas Licenças de Uso Local devem ficar em nome de uma única pessoa.

    Como ter a versão completa do Superprovas?

    Recomendamos que primeiramente baixe, instale e teste a versao de demonstraçao a partir da página de download.

    Para ter a versao completa deve realizar 3 passos:
    1. Efetuar o pagamento
    2. Notificar o pagamento (apenas no caso de renovacao pagando via transferencia direto na conta)
    3. Ativar as Licencas dentro do aplicativo (na tela de registro no botao 'ativar licencas').

    Na pagina de compra encontram-se detalhe dos passos acima citados.

    Terei acesso a todas as matérias?

    Sim. Após efetuar a compra o usuário poderá baixar para o seu computador toda a base de provas de todas as matérias.

    Como funciona o licenciamento do Superprovas? A licença expira?

    Há 2 dois tipos de licença no Superprovas:

    A LICENÇA DE USO LOCAL permite o acesso a todas as matérias e respectivas provas bem como a todas as funções do programa Superprovas. Esta licença NÃO EXPIRA é específica para 1(um) computador.

    A LICENÇA DE ATUALIZAÇÃO permite ao cliente usar a função de atualização dentro do programa Superprovas para baixar novas provas (atualizando sua base de questões). Esta licença tem o prazo de 1(um) ANO,ou seja, durante 12 meses o usuário poderá fazer o download de novas provas e gravá-las em seu computador.

    Para o cliente poder atualizar a base de provas a partir do programa Superprovas será necessário ter no seu computador a licença de uso local ativada e a licença de atualização ativada e ainda não expirada (menos de 1 ano). Novos clientes receberão estas 2 licenças conjuntamente.

    O prazo de 1(um) ano para utilização da Licença de Atualização é contado a partir: (a) da data de cadastro para um novo cliente; ou (b) da data da última (mais recente) renovação da licença de atualização para um cliente antigo.
    Exemplo: Se você comprar o Superprovas em 1 de Janeiro de 2009 receberá 1 Licença de Uso Local (que nunca expira) e 1 Licença de Atualização válida por 1 ano. Portanto, poderá baixar todas as novas provas disponibilizadas entre 1 de Janeiro de 2009 e 1 de janeiro de 2010. A partir de 2 de Janeiro de 2010 não mais poderá baixar novas provas, mas continuará com acesso normal as provas que já baixou anteriormente. Se em 1 de Março de 2010 você efetuar a renovação da licença de atualização poderá então baixar novas provas até 1 de Março de 2011.

    Após o período de 1 ano ocorre a EXPIRAÇÃO da licença de atualização quando então o cliente não poderá mais baixar novas provas, mas continuará com acesso a todas as provas que já baixou no seu computador. O cliente poderá renovar a licença de atualização a qualquer momento (posteriormente a data de expiração) e assim poderá realizar novamente a atualização da base de provas e questões por mais 1 ano.

    Eu só pago uma vez?

    Sim. Após efetuar a ativação das licenças o novo cliente baixa para o seu computador toda a base de provas disponíveis naquela momento, além de poder bainxar novas provas pelo prazo de 1 ano.

    Decorrido o prazo de 1 ano não é obrigatório o cliente renovar a Licença de Atualização, a menos que ele deseje baixar novas provas.

    Caso não renove a Licença de Atualização, o cliente continuará com a Licença de Uso Local a qual lhe permitirá acessar as provas antigas que ele já baixou.

    Pode instalar em casa e no trabalho?

    Não, pois cada Licença de Uso Local que o usuário adquire se refere à instalação do programa em apenas 1(um) computador. Caso deseje efetuar novas instalações em outras máquinas, terá de adquirir novas licenças de uso local. Mas no caso de um mesmo cliente adquirir novas licencas ha desconto.

    E se formatar meu computador?

    1. Após a formatação baixe e reinstale a versão de demonstração do Superprovas

    2. No sistema de HELPDESK no site informe que formatou o computador e também informe o novo código de instalação (dica: este código fica dentro do programa Superprovas na tela de Registro, use o mouse para copiar e colar). Para agilizar nos informe também o seu email.

    Observação: após abrir o chamado no Heldpesk a liberação ocorrerá em até 72h, sendo enviado email confirmando a liberacao (ao receber o email cofirme que o codigo é o mesmo que aparece na tela de Registro)

    IMPORTANTE:
    1. Não será necessário pagar novamente, desde que tal processo não se torne frequente.

    2. Se ainda não formatou e deseja manter suas respostas/comentários, deve fazer cópia(para pendrive) de todos os arquivos com a extensão .spv; estes arquivos deverão ser copiados de volta para a pasta do Superprovas após a reinstalação do programa.

    Qual a forma de pagamento?

    (1) Por meio de depósito ou de transferência para conta bancária. A transferência pode ser online ou via DOC.
    (2) Pagamento via PagSeguro UOL

    Quanto tempo para liberar meu acesso?

    A liberação das licenças poderá ser feita em até 72h (dias úteis) contadas a partir da notificação do pagamento.

    Se não receber a liberação das licenças dentro do prazo acima definido, deverá o cliente de imediato entrar em contato conosco para diagnosticarmos a causa da demora. Consulte no link COMPRA tópico que descreve as causas mais frequentes de atraso na liberação.

    Como renovar a Licença de Atualização que expirou?

    Os 3 procedimentos para renovar a Licença de Atualização que tenha expirado, são os mesmos procedimentos feitos quando o usuário adquiriu o programa:
    1. Pagamento
    2. Notificação do pagamento (necessario apenas no caso de deposito ou transferencia direto na conta do Superprovas)
    3. Ativação das licenças (após receber email confirmando a liberaçao).

    E se trocar meu computador? pode transferir o Superprovas?

    1. Instale a versão de demonstração no novo computador.

    2. No sistema de HELPDESK no site informe que deseja transferir a licença para outro computador e também informe o novo código de instalação (dica: este código fica dentro do programa Superprovas na tela de Registro, use o mouse para copiar e colar)

    Obs: após abrir o chamado no Heldpesk a liberação ocorrerá em até 72h, sendo enviado email confirmando a liberacao (ao receber o email cofirme que o codigo é o mesmo que aparece na tela de Registro)

    3. Desinstale o Superprovas do computador antigo.

    Importante: caso deseje manter suas respostas/comntários, copie os arquivos com extensão .qrc0 que usava no PC antigo para um pendrive (e depois para o novo computador).Isto deve ser feito ANTES de desinstalar o Superprovas.

    Observação: é possível realizar até 1(uma) transferência de licença sem nenhum custo adicional.

    Comprando 2 Licenças de Uso Local tenho que informar os dois codigos de instalação?

    Sim, pois cada código é exclusivo de cada computador. E esta informação é necessária para gerarmos as licenças.

    Após reinstalar, preciso solicitar nova licença?

    Se o computador é o mesmo e o Windows não foi formatado, então não precisará fazer a solicitação. Basta ativar a licença, clicando no botão REGISTRO e em seguida na tela de registro clicar no botão ATIVAR LICENÇAS PELA INTERNET. Se o computador foi formatado precisará informar o novo código e solicitar a liberação de nova licença.

    Qual a periodicidade de atualização das provas?

    Semanalmente novas provas são adicionadas na base do Superprovas. Colocamos na página inicial do site um aviso informando a data em que a atualização foi disponibilizada e o respectivo total de questões. O cliente também pode checar se há novas atualizações, dentro do software Superprovas, clicando no botão ATUALIZAR.

    Superprovas funciona em computador sem internet?

    Sim. Para ver e responder as questões no Superprovas não precisa estar conectado a internet, pois as questões ficam armazenadas no computador do usuário. A atualização das provas nesta situação pode ser feita via pendrive copiando-se um arquivo a partir de outro computador que tenha acesso a internet (veja mais detalhes no link ATUALIZAÇÕES).

    Como instalar em computador sem internet?

    A partir de um computador com acesso à internet, baixe o arquivo de instalação (setup.exe) e o copie para um pendrive e então, é só instalar no seu computador sem internet.

    Existe versão do Superprovas para Linux?

    Não. O Superprovas não executa no Linux.

    Existe versão do Superprovas para IPAD ou IPHONE?

    Existe outra versao do Superprovas para IPAD e IPHONE porem mais simples e com base de dados menor. Veja mais informacoes em www.superprovasmobile.com

    Como desinstalar o Superprovas?

    No Windows XP: Iniciar - Painel de Controle - Adicionar/Remover programas. No Windows Vista: Inicial - Painel de Controle - Programas - Programas e Recursos - Desinstalar um programa

    Como fazer backup das minhas respostas e comentarios?

    Faça uma cópia de segurança (backup) de todos os arquivos com extensão .SPV que estão na pasta do Superprovas: 1.Abra o Windows Explorer 2. Vá até a pasta C:\arquivos de programas\superprovas\v10 se sua versao for a 10 ou anterior. Se tiver a versao 12.1 a pasta do Superprovas fica em C:\Users\Clebson\AppData\Roaming\Superprovas\v12 3. Ordene por tipo: menu exibir – organizar ícones por – tipo 4. Procure os arquivos com extensão .spv (que deverão estar todos juntos) e os copie (menu Editar – Copiar) 5. Vá para a pasta de destino e selecione menu Editar - Colar A pasta de destino pode ser qualquer outra pasta diferente de origem. Recomendamos que seja num pendrive, pois isto dará maior segurança no caso de perda do computador (principalmente se este for um notebook)

    Pode imprimir as questões?

    Sim, pode imprimir, sendo o maximo de 100 questoes a cada impressao.

    E se durante a atualização a conexão cair?

    Se clicar no botão ATUALIZAR outra vez o Superprovas vai antes verificar se o total de questoes na sua maquina bate com o total indicado no nosso site (na pagina de conteudo); se não for igual ele vai baixar tudo novamente. Vc pode alternativamente baixar cada materia separadamente atraves do comando DOWNLOAD (para acessar este comando selecione o menu de atalho das matérias com o botao direito do mouse).

    As atualizações são cumulativas?

    Sim. Fazendo a última atualização não precisará fazer as anteriores.

    Como REINSTALAR o Superprovas?

    ATENÇÃO: Se tiver respostas e/ou anotações em alguma matéria e desejar mantê-los, faça CÓPIA (para outra pasta ou pendrive) dos arquivos com extensão .spv (na versão 10 ou posteior) ou .qrc0 (na versão 9.5 ou anterior) os quais ficam na pasta do Superprovas (veja mais detalhes no item 290); isto deve ser feito ANTES de desinstalar o Superprovas; depois da nova instalação copie-os de volta para a pasta. IMPORTANTE: Se você está mudando da versão 10 para a versão 12 recomendamos ler o item 401 da FAQ 1. Desinstale o Superprovas: No Windows XP: Iniciar - Painel de Controle - Adicionar/Remover programas. No Windows Vista: Inicial - Painel de Controle - Programas - Programas e Recursos - Desinstalar um programa 2. Instale a versão de demonstração: Baixe do site e execute o arquivo de instalação setup.exe 3. Execute o Superprovas e reative as licenças (botão REGISTRO e botão ATIVAR LICENÇAS) 5. Realize a atualização das provas (na tela de Atualizações clique no botão INICIAR)

    Configurar o Windows para usar o Superprovas?

    Barra de Tarefas: Quando estiver respondendo as questões aparecerão várias informações(data, banca, assunto, orgão) na barra de status do Superprovas. Por isso recomenda-se que a barra de tarefas do Windows seja configurada para não sobrepor às outras janelas; para certificar-se disso: 1. Clique com o botão direito sobre a barra de tarefas e depois na opção Propriedades 2. Marque a opção "Ocultar automaticamente a barra de tarefas" Vídeo Para que possa ter uma maior área de visualização das questões recomendamos configurar a resolução do vídeo para, no mínimo, 1024 x 768. Se seu monitor e placa de vídeo suportarem resoluções maiores, recomendamos usá-las.

    Como apagar todas as minhas respostas?

    Clique com o botão direito sobre a matéria desejada e selecione o comando Limpar - Todas as minhas respostas. A partir da versao 12.1.1 quando se apaga as suas respostas os seus comentários e marcações feitos nas questões permanecem (em versões anteriores tudo era apagado).

    É possível resolver uma prova completa com todas as matérias?

    Sim, veja o recurso de Simulado dentro do programa.

    Como sei se houve atualizações de provas?

    Pelo próprio software: Se seu computador estiver conectado à internet e não houver bloqueios para o Superprovas acessá-la, então basta clicar no botão ATUALIZAR que fica na tela de atualizacoes; se houver novas atualizações o programa avisará neste momento. Pelo site: Se seu computador não tiver acesso a internet ou o Superprovas não puder acessá-la então o usuário terá que acessar nosso site e verificar na página inicial a data da última atualização e o respectivo total de questões.

    Superprovas executa em pendrive?

    Não. Somente é possível executar o Superprovas se ele estiver instalado num disco rígido local do computador.

    Posso ver quais provas tem disponíveis no programa sem ter que baixá-lo?

    Sim, pode. Ha 2 formasÇ (1) Pelo nosso site na pagina de CONTEUDO clique no link relacao de provas disponiveis (2) Pelo proprio programa, na tela de SIMULADOS , clique em simulado por concurso.

    O gabarito é o definitivo?

    Todas as provas a partir de 2009 e a grande maioria das provas de anos anteriores está com o gabarito definitivo. Em alguns casos raros provas muito antigas podem estar com o gabarito provisório se a fonte na internet onde achamos a prova tiver disponibilizado apenas o gabarito inicial e no site da organizadora não houver mais informação sobre a prova.

    Há questões anuladas na base?

    As questões do tipo múltipla escolha anuladas no gabarito definitivo são eliminadas da base de questões. Já as questões do tipo verdadeiro/falso, que tiverem apenas alguns itens anulados não serão eliminadas da base havendo neste caso um indicador específico para os itens anulados e uma mensagem de alerta dada pelo programa.

    Questões defasadas pela legislação permanecem na base?

    As questões antigas cujas respostas não são mais corretas atualmente devido a alteração na legislação PERMANECEM na base de dados. O nosso compromisso é manter o gabarito fiel ao que foi divulgado pela banca organizadora na época de realização da prova. Geralmente questoes obsoletas somente ocorrem em provas muito antigas e em materias especificas (direito civil, direito tributario). O programa nao mostra nenhum alerta para tais questoes cabendo ao usuario ficar atento ao resolver questoes antigas principalmente na area de direito.

    As questões são comentadas ?

    As questões não têm comentários, somente o gabarito. Mas é possível o usuário colocar os seus próprios comentários. Em breve sera possivel os usuarios verem os comentarios de outros usuarios atraves de texto, audio ou video.

    Tem questões de Processual Civil, Processual do Trabalho e Processual Penal?

    Há matérias específicas e separadas destas matérias. Mas o cliente encontrará também questões destas disciplinas dentro das matérias de Direito Civil, Direito do Trabalho e Direito Penal, respectivamente.

    Tem questões de Controle Externo?

    As questões de Controle Externo estão distribuídas dentro de 3 matérias: Direito Financeiro (no assunto Controle Externo), Direito Constitucional (no assunto Fiscalização Financeira, Contábil e Patrimonial) e Direito Administrativo (no assunto Controle da Administração).

    Tem questões de Administração Financeira e Orçamentária?

    As questões relacionadas ao assunto "Administração Financeira e Orçamentária" encontram-se nas seguintes matérias: Direito Financeiro - Orçamento Direito Constitucional - Financas Publicas Financas Publicas - Orcamento

    Tem todas as provas da ESAF?

    Temos muitas provas da ESAF desde o ano 2000 até as mais recentes. Porém não temos 100% das provas realizadas nesse período pois esta organizadora não mantem disponíveis no seu site as suas provas antigas.

    Como sugerir novas provas para incluir?

    O cliente pode nos indicar o site onde a prova está disponível informando a banca, o orgao, o cargo e o ano de realização da prova. Pode também nos enviar diretamente por email. A sua prova será incluída na base de questões o mais rápido possível dependendo do interesse para os demais clientes (por exemplo, as provas da área fiscal estadual ou municipal são muito requisitadas e têm alta prioridade na inclusão).

    Eu mesmo posso classificar as questões por assunto?

    Sim, a partir da versão 12 é possivel ao usuario classificar uma questao em um dos assuntos já existentes: ao exibir uma questão tecle F8 e aparecerá um menu de assuntos onde você seleciona o assunto desejado para a questão atualmente mostrada (ao mudar o assunto ele já fica automaticamente salvo para a questão atual). Ao navegar para a questão seguinte ou anterior o menu permanecerá exibido. Tecle F8 novamente se desejar ocultar este menu. Observação: Caso não existam um ou mais tópicos de assuntos em uma matéria, o usuário pode sugeri-los para inclusao: basta nos encaminhar email contendo a descrição dos assuntos desejados. Iremos proceder a inclusao (geralmente em 1 semana) após a avaliação.

    Como atualizar da versão 9.5 para a versao 10

    Não é obrigatório desinstalar a versão 9.5 antes de instalar a versão 10, pois esta última funciona independentemente e não interfere nos arquivos da versão 9.5 do Superprovas. Se voce tem respostas e comentários feitos na versao 9.5 então recomendamos manter a versão 9.5 e baixar e instalar a nova versão. Se você não tem respostas e comentários da versão 9.5 que deseja manter então poderá desinstalar esta versão de imediato. Veja a seguir as instruções para instalar e ativar a versão 10 e depois importar suas respostas e comentários da versão anterior. 1. Baixe e instale a versão 10 a partir do nosso site no link download (arquivo setup.exe que deve ser baixado e executado). 2. Após instalar a versão 10 ative a licença: basta ir na tela de registro e clicar no botão ATIVAR LICENCAS. 3. Após ativar a licença para transferir respostas e comentários da versão 9.5 para a versão 10 na tela inicial clique com o botão direito sobre a matéria desejada e use o comando “Importar .qrc0”. Isto deve ser feito para cada matéria que você tenha respostas e comentários para serem importados. 4. Posteriormente, após confirmar que suas respostas e comentários estão sendo visualizados normalmente na versão 10, você poderá desinstalar a versão 9.5 (no painel de controle - adicionar/remover programas).

    Como atualizar da versão 10 para a versao 12

    Não é obrigatório desinstalar a versão 10 antes de instalar a versão 12, pois esta última funciona independentemente e não interfere nos arquivos da versão 10 do Superprovas. Se voce tem respostas e comentários feitos na versao 10 então recomendamos manter a versão 10 e baixar e instalar a nova versão. Se você não tem respostas e comentários da versão 10 que deseja manter então poderá desinstalar esta versão de imediato. Veja a seguir as instruções para instalar e ativar a versão 12 e depois importar suas respostas e comentários da versão anterior. 1. Baixe e instale a versão 12 a partir do nosso site no link download (arquivo setup.exe que deve ser baixado e executado). 2. Após instalar a versão 12 ative a licença: basta ir na tela de registro e clicar no botão ATIVAR LICENCAS. 3. Após ativar a licença para transferir respostas e comentários da versão 10 para a versão 12 na tela inicial clique com o botão direito sobre a matéria desejada e use o comando “Importar da versão 10”. 4. Posteriormente, após confirmar que suas respostas e comentários estão sendo visualizados normalmente na versão 12, você poderá desinstalar a versão 10 (no painel de controle - adicionar/remover programas).

    Como usar o Superprovas em monitor pequeno?

    Voce pode usar a tecla F12 para retirar a visualizacao da barra de ferramentas (e usar as teclas de atalho, veja mais detalhes no help do programa) Voce pode definir um esquema de icones de resposta cuja altura seja pequena (veja na tela OPCOES, na gua LAYOUT, na opcao Icones de Resposta selecione a opção "Cool") Você pode mudar o tamanho da fonte para um tamanho menor Você pode colocar 0 para todas as margens.

    Como zerar as estatisticas de uma matéria ?

    Clique com botao direito sobre a materia desejada Selecione comando Limpar -> Todas as minhas respostas Em seguida abra a materia, abra uma prova qualquer, n responda nenhuma questao, apenas clique no botao SALVAR.

    Não consigo enviar o Requerimento de Registro

    Provavelmente há algum bloqueio (firewall, proxy ou antivírus) impedindo o Superprovas de acessar a internet. Envie todos dados da tela de Registro (inclusive o código da instalação) para o email financeiro@superprovas.com (dica:coloque "Requerimento Manual" no título do assunto da mensagem de email enviada).

    "Falha. Licença de Uso Local não ativada."

    Sua licença ainda não foi gerada e liberada ou pode ter sido gerada com o código incorreto. Abra um chamado pelo sistema de Helpdesk informando seu email e o código da sua instalação.

    "Host Inválido"

    Ou seu computador não está conectado a internet ou (o mais comum) há algum bloqueio (firewall ou rede local) impedindo o Superprovas de acessar a internet. Se não conseguir realizar a ativação pela internet, poderá fazer a ativação local: 1) Salve o arquivo sprova.sup anexado a esta mensagem em alguma pasta local do seu computador (pode ser no Desktop); 2) Salve também na mesma pasta o arquivo backup.sup anexado ao email de liberação da Licença de Atualização; 3) Execute o Superprovas; 4) Clique no botão REGISTRO; 5) Clique no botão ATIVAR LICENÇAS LOCALMENTE e selecione o arquivo sprova.sup na pasta definida no passo 1. Atenção: alguns webmails ao salvar arquivos anexados dos emails colocam automaticamente a extensão .txt no nome do arquivo; neste caso o arquivo sprova.sup ficará erradamente salvo como sprova.sup.txt (e o backup.sup ficará backup.sup.txt); neste caso o usuário deverá renomeá-los para o nome correto.

    Não consigo atualizar provas pelo botão ATUALIZAR

    Em algumas situações o usuário pode não conseguir fazer o download das provas dentro do Superprovas pelo botão ATUALIZAR. Isto pode ocorrer se o computador não tiver acesso a internet ou houver algum bloqueio (firewall ou rede local). Nesta condição o cliente deverá fazer o download manual das provas: basta entrar no nosso site, clicar no link ATUALIZAÇÕES e seguir as instruções.

    A atualização inicia, mas não termina.

    Reinstale o Superprovas seguindo as instruções do item 213; caso o problema persista faça a atualização manual seguindo instruções no link ATUALIZAÇÕES.

    A atualização inicia, mas em determinada matéria ela pára e não continua mais

    1. Abra o Windows Explorer, Vá até a pasta do Superprovas, Ordene por tipo, 2. Exclua todos os arquivos com extensão .cab 3. Execute o Superprovas e faça a atualização novamente.

    "Erro Alterando tabela quest addcodcategassunto".

    Solução (1) 1. Feche o Superprovas 2. Baixe o arquivo www.superprovas.com/modtables.inf e o salve na pasta do Superprovas substituindo o arquivo com o mesmo nome que já existe na pasta. 3. Execute o Superprovas e abra a matéria Solução (2) 1. Feche o Superprovas 2. Abra o arquivo modtables.inf que fica na pasta onde está instalado o Superprovas. 3. Localize a linha referente à matéria em que o erro ocorre. 4. Mude a linha mod_source_dez_I=6 para mod_source_dez_I=7 5. Salve e feche o arquivo 6. Execute o Superprovas e abra a matéria

    "List index out of bounds"

    Desative temporariamente o filtro de visualização de matérias(botão direito sobre qualquer matéria, selecione Filtro - Aplicado).

    "Erro ao baixar newversion.inf".

    Você deve estar com uma versão antiga do programa. Reinstale seguindo as instruções do item 213.

    Total de questões do Superprovas não está igual ao total informado no site

    1. Feche o Superprovas 2. Baixe o arquivo www.superprovas.com/version.inf e o salve na pasta do superprovas em substituição ao outro arquivo que já existe na pasta com o mesmo nome. 3. Execute o Superprovas e tente atualizar novamente. Outra possível causa seria o filtro de visualização de matérias, nesta situação apareceriam menos de 100 materias e o total de questões informado também seria menor. O filtro de visualilzação de matérias pode ser desativado clicando-se com o botao direito na lista de matérias e selecionado-se o comando Filtro - Aplicado.

    "Error Reading Setup Inicialization File" ao executar AtualizaSuperprovas.exe

    Verifique o tamanho do arquivo baixado; este arquivo tem mais de 150MB; se estiver menor do que isso o download não foi feito até o final e deve ser feito novamente.

    "Erro lendo Assuntos"

    Tente fazer o download individual da materia que está com o problema (botao direito - comando DOWNLOAD). Caso o problema persista verifique se sua versão do programa está atualizada.

    Questões com erros de formatação na forma de vários números entre o texto normal da questão.

    Verifique se na pasta do Superprovas existe um arquivo chamado bdteste.ini (obs: dependendo da configuracao do seu windows pode não aparecer a extensao .ini). Se encontrar o arquivo na pasta do Superprovas, entao mova-o para a pasta C:\Windows Se a solução acima não funcionar abra um chamado pelo nosso sistema de helpdesk informando os dados da questao (banca, orgao, cargo, ano, numero da questao)

    "Control has no parent" na questão

    Abra um chamado usando nosso sistema de helpdesk e informe os dados da questão (órgão, banca, cargo, número) para que possamos localizar e corrigir a questão.

    Programa trava ao clicar na alternativa da questão

    SOLUÇÃO 1: Clique com o botao direito - propriedades sobre o atalho do superprovas no desktop , na guia compatibilidade e DESMARQUE a opcao "Executar este programa em modo de compatibilidade". SOLUÇÃO 2: 1. Abra uma prova qualquer 2. Clique no botao OPCOES 3. Clique na guia DIVERSOS 4. Desmarque a opcao "mouse na forma de caneta sobre as respostas" 7. Clique em OK

    "Erro erro on loadfromfile dambiental.ico"

    Se este erro ocorreu após você ter realizado a atualização manual então a causa é que seu Superprovas ainda está com 70 matérias. Reinstale o Superprovas seguindo as instruções do item 213.

    "Error Creating object. Please verify that the Microsoft Data Access Components have been properly installed"

    Baixe e instale a versão mais atual do MDAC - componente de acesso a bancos de dados da Microsoft que precisa estar instalado no Windows para que o Superprovas funcione. O cliente pode baixar este componente no site da microsoft ou na página http://superdownloads.uol.com.br/download/46/microsoft-data-access-components-(mdac)/

    "Is not a valid integer value"

    Abra o arquivo qprova.ini que fica na pasta C:\Arquivos de programas\Superprovas (para abrir o arquivo basta dar um clique duplo nele). Localize a linha: SQLOrderProvas=4;1;1;2;-1;-1;-1;-1 Mude a linha acima para: SQLOrderProvas=4;1;1;2;0;0;0;0 Salve e feche o arquivo qprova.ini

    Windows Installer: The System administrator has set polices to prevent

    Salve o arquivo de instalação setup.exe em uma pasta qualquer; em seguida para executá-lo clique com o botao direito sobre este arquivo e selecione o comando Executar como Administrador (em ingles Run As Administrator)

    Reinstalar o MDAC ODBC da Microsoft

    1. Abra a pasta C:\Windows\inf e localize o arquivo mdac.inf; Lembre-se: A pasta do Windows – no seu computador – pode ter outro nome, diferente de “Windows”; A letra do drive também poderia ser outra, diferente de C 2. Dar um click com o botão direito no arquivo mdac.inf e um clique em Instalar para iniciar o reparo; 3. Quando for solicitado a apontar um caminho, aponte para C:\Windows\servicepackfiles\i386; 4. Quando for solicitado o caminho do arquivo handler.reg, aponte para: C:\Arquivos de Programa\Arquivos Comuns\System\msadc ou coloque o CD do Windows no drive de CD

    "x/y/aa is a not valid date" (ao salvar as respostas)

    Solução (1) Este erro pode ocorrer se a configuração de data do Windows não estiver no formato "d/M/aaaa". Para corrigir: 1. Feche o Superprovas 2. Vá em Painel de Controle - Opções Regionais e de Idioma - Personalizar - Data - Formato de data abreviada e selecione o valor "d/M/aaaa". 3. Verifique também se o separador de data é a "/" 4. Além disso vá em Painel de Controle - Opções Regionais e de Idioma - Personalizar - Números e defina Símbolo decimal com a vírgula e Símbolo de agrupamento de dígitos com o ponto. Solução (2) Feche o Superprovas Baixe o arquivo www.superprovas.com/version.inf e o salve na pasta onde está instalado o Superprovas substituindo o arquivo com o mesmo nome que existe na pasta.

    Erro (Year(Data)>1900)AND(Data IS NOT NULL)AND()

    Abra um chamado no Helpdesk informando a materia e o assunto que tentou abrir. Iremos proceder a imediata correção (*problema da vírgula no título do assunto)

    Erro: cannot create file C:\ program files\superprovas\v12\newversion2.inf Errorcode0.

    O Superprovas não foi configurado para executar como "administrador". 1. Clique com o botão direito no ícone de atalho do Superprovas que fica no desktop. 2. Selecione o comando Propriedades. 3. Clique na aba Compatibilidade. 4. Em Nível de Privilégio, marque "Executar esse programa como administrador". 5. Clique em ok ATENÇÃO: Não marque NENHUMA outra opção na aba de Compatibilidade.

    Mensagem 'Matéria não encontrada'

    Mensagem de erro "Matéria não encontrada" ao incluir ou selecionar uma disciplina para o simulado personalizado. Solução: baixe o arquivo www.superprovas.com/materias.qap e o salve na pasta do Superprovas substituindo o arquivo que já existe nesta pasta.